quarta-feira, dezembro 02, 2009

ESTÁDIOS QUE NASCEM...

Além do nosso Municipal, muitos outros recintos desportivos em Portugal estão já em fase avançada de negociações, ou até mesmo de construção. São os novos palcos do futebol, pensados para o século XXI e concebidos para darem a quem os visita melhores condições, levando assim, mais gente ao futebol.
Depois dos dez estádios que nasceram ou renasceram sob pretexto do Euro 2004, da construção do estádio do Gil Vicente e de ajustes ao Estádio da Madeira e José Arcanjo, esta nova vaga vem apetrechar outras tantas cidades do nosso país. Alguns dos recintos que iremos ver ainda estão em fase de projecto, outros não passarão disso apenas, mas outros já têm obras em bom estado de avanço.


É o caso do novo ESTÁDIO DOS BARREIROS - FUNCHAL

As obras neste estádio correm a bom ritmo e o recinto, sabe-se, pertencerá exclusivamente ao Marítimo. Nesta altura as bancadas do peão já foram demolidas e a obra decorre por fases. Tapumes cercam todo o relvado excepto na bancada principal, e quando esta fase estiver concluída, proceder-se-á à trasladação para as recentes bancadas, iniciando depois a demolição e reconstrução da bancada principal. Espera-se que a obra esteja pronta por alturas do centenário do clube, em Setembro de 2010. O estádio terá capacidade para cerca de 10 000 lugares.


COMPLEXO DESPORTIVO MUNICIPAL DE PORTIMÃO

Apesar de ser do total conhecimento dos leitores, não poderia deixar de o acrescentar a esta lista, por razões óbvias. Terá capacidade para 8 000 lugares e além do estádio, piscinas e pavilhão gimnodesportivo. Ficará concluído, o mais tardar, em 2013.


ESTÁDIO DO VARZIM

Clube que visitaremos proximamente, que conta com um dos mais antigos estádios ainda em funções (inaugurado em 1945), o Varzim Sport Clube já há muito que quer ver erguida esta obra. Os prazos apontam para a conclusão desta obra em 2010, porém, não sei como avançam as obras e como tal, prevejo um atraso na conclusão da mesma. Este estádio terá capacidade para 10 000 pessoas.


PENAFIEL STADIUM CENTER
Até já tem nome o futuro estádio do Penafiel. Nome esse que não é muito do agrado das gentes locais que, apesar de felizes por deixarem o velhinho "25 de Abril", estão descontentes quanto à localização do recinto, um pouco à semelhança daquilo que acontece em Portimão. Perto da estação de caminhos de ferro, beneficia mais as equipas visitantes que os locais. Esta é a única imagem que disponho do projecto, pelo que prevejo que a obra, a nascer rodeada de um shopping, ainda demore alguns anos até estar pronta. O estádio deverá ter até 10 000 lugares de lotação.


ESTÁDIO DO BONFIM - SETÚBAL
A remodelação do actual Estádio do Bonfim é uma vontade assumida quer do clube, quer da autarquia. O actual recinto já está obsoleto para um clube que milita no principal escalão do futebol, no entanto, a actual conjuntura financeira que se verifica, a escasses de fundos, vem a ser o principal entrave e atraso nestas obras, calculo eu. Fica, porém, aqui a imagem do projecto. Não sei qual será a lotação deste estádio, mas tendo em conta as capacidades do recinto actualmente, aposto num número entre 25 000 a 30 000 lugares.


ESTÁDIO DA NAVAL 1.º DE MAIO - FIGUEIRA DA FOZ
Em fase muito mais distante de concepção está o Estádio da Naval 1.º de Maio. O projecto está feito, como se pode ver, mas os terrenos para que este seja edificado não são assunto esclarecido entre a Câmara e o clube. Uma novela da qual desconheço os pormenores, mas não queria deixar de partilhar convosco este belíssimo projecto de estádio a edificar, quem sabe um dia, na Figueira da Foz.


ESTÁDIO DO AVES - VILA DAS AVES

A ideia era uma boleia do Euro 2004 para uma remodelação do actual recinto. Como se pode ver, até chegou a conceber-se um projecto para tal, em 2001. Mas a boleia nunca apareceu e este projecto não passa agora disso mesmo.


Ficam assim apresentados alguns dos recintos onde, quem sabe, possa jogar e vencer o nosso Portimonense, seja em que escalão for.

Vivó P'tim'nense!!

1 comentário:

Filipe Veloso disse...

O Varzim teve de fazer uma revisão do projecto devido a precauções financeiras. Será assim um estádio com 3 bancadas, capacidade para 6mil pessoas e possibilidade de colocar bancada amovível até 2/3mil lugares.
Na minha opinião , muito bem pensado!