segunda-feira, janeiro 06, 2014

Januario : Uma promessa algarvia

O futebol algarvio parece estar a dar sinais de retoma. A presença do Olhanense no principal escalão do futebol português é o reflexo desse crescimento, fruto do investimento feito ao nível da formação e dos clubes, ao nível do futebol profissional.

Januário Jesus é um dos activos mais valiosos do produto futebolístico algarvio. Aos dezoito anos, este jovem natural de Olhão é uma das grandes promessas do SC Braga.

Depois de sete temporadas ao serviço do Sporting CP, Januário cumpre agora a sua segunda temporada ao serviço dos bracarenses. Pelos leões, teve o privilégio de vencer tudo, mas é em Braga que vai consolidando o seu nome como um dos jogadores mais promissores da sua geração.

Um craque em Olhão


A carreira teve início no Olhanense, clube onde ingressou com apenas seis anos. Uma decisão inevitável para quem já desenvolvia uma relação especial com a bola. Essa apetência valeu-lhe um lugar a médio centro, mas a velocidade que foi adquirindo com o tempo, reservou-lhe um espaço nas linhas e foi como extremo que se revelou como um potencial craque.

Após um célebre jogo entre o Olhanense e o Louletano, surgiu o interesse do Sporting, cujos responsáveis ficaram convencidos do seu talento. O "sim" surgiu com naturalidade e o jogador passou dois anos entre Olhão e Lisboa. Depois de dois títulos na bagagem (campeão distrital e campeão nacional ao serviço dos Infantis B e A, respectivamente), Januário instalou-se em definitivo na Academia e deu continuidade ao ímpeto vencedor.

Seguiram-se os títulos de campeão distrital e pelos Iniciados e Juvenis e os títulos de campeão nacional pelas respectivas equipas principais. Com uma participação activa em ambos os sucessos, o jovem algarvio ia dando mostras do seu talento. Apesar de jogar descaído sobre as faixas, os golos foram sempre uma constante no seu registo.

Na sua última época em Alvalade, chegou a apontar treze golos no campeonato nacional de juvenis e nessa mesma temporada chegou a jogar pela equipa de juniores o que lhe permitiu também vencer o campeonato nacional Sub-19 pelo Sporting CP. Contudo, foi o último ao serviço dos leões, já que o jogador viria a deixar Alvalade no final da época para assinar com o SC Braga. Foi uma saída um tanto ou quanto surpreendente, de um jogador que já contabilizava sete títulos no currículo.

Carimbo de internacional


Nesta fase, Januário já ostentava o estatuto de internacional. A sua estreia na Selecção Nacional deu-se pela mão de Paulo Sousa, que o chamou aos trabalhos dos Sub-16. Apesar da forte concorrência, o extremo agradou de imediato ao ex-seleccionador nacional, que o estreou como titular na sua primeira convocatória.

Desde então, o jogador marcou quase sempre presença no leque de convocados e fez parte de um núcleo duro até aos Sub-17.

O ingresso no SC Braga coincidiu com o período de menor fulgor em termos internacionais. Chegou a ser integrado em pré-convocatórias enquanto Sub-18, tendo o mesmo acontecido nos Sub-19, já esta temporada, mas não contabilizou qualquer internacionalização.

Ainda assim, o jovem foi reforçando o seu estatuto no SC Braga, principalmente, a partir do momento em que Jorge Jesus se decidiu a inclui-lo na lista de jogadores da equipa principal, após a saída de Wender para o Belenenses. Januário tinha então dezassete anos.

A estreia ainda não aconteceu, apesar das constantes chamadas aos treinos com os seniores. Também por isso, Januário é um jogador referenciado e uma das principais pérolas da formação bracarense.

O destino SC Braga


Uma decisão familiar levou-o a optar pelo SC Braga, após terem soado ecos do interesse de alguns dos principais clubes espanhóis na sua contratação. O assédio estendeu-se a clubes como o Vilareal, o Atlético de Madrid ou o Valência, mas o jovem optou por continuar em Portugal e rubricou contrato com os arsenalistas.

Chegado a Braga, Januário manteve o nível exibido em Alvalade. Apesar do final de época decepcionante dos bracarenses, que perderam ao sprint a presença na fase final para o Vitória de Guimarães, fruto de um final de temporada algo irregular, o jovem extremo evidenciou todas as qualidades que o notabilizaram ao serviço do Sporting CP.

A veia goleadora manteve-se e o extremo apontou nove golos na sua época de estreia. Entre assistências e golos, o jogador faz da velocidade a sua principal arma. Dotado de uma boa técnica e de excelente qualidade no passe, a determinação que emprega em campo fixou-o como um sério candidato a integrar a equipa principal.

Esta temporada promete ser ainda melhor. Com metade do campeonato decorrido, Januário já igualou a marca de golos da época passada (9). Com mais dois anos de contrato com o SC Braga e tendo em conta o andamento dos arsenalistas no campeonato, é de prever uma adaptação gradual ao mais alto nível. Mas é certo que o jovem já representa uma potencial aposta a curto/médio-prazo para integrar o plantel principal.

À espreita de uma oportunidade


Aliás, esta está mesmo a ser a melhor temporada para o jovem algarvio. Para além das prestações individuais, a equipa está em franca recuperação no campeonato, depois de um início periclitante. 

Considerando os portistas como eternos candidatos a um lugar na fase final, adivinha-se uma nova disputa entre os rivais do Minho e muito do sucesso do SC Braga passa pelo bom momento de Januário.

A Liga Intercalar tem sido outro dos palcos em que o jogador tem potenciado as suas características. Ao contrário do que tem feito no campeonato, o extremo ainda não fez gosto ao pé nesta competição, apesar das boas indicações que tem deixado.

Domingos Paciência tem estado atento à sua evolução e já o integrou em convocatórias exigentes. O jovem marcou presença no banco de suplentes nas deslocações ao Restelo, à Luz e ao Dragão, mas a exigência natural dos encontros adiou uma possível estreia.

Admirador confesso das qualidades do capitão do Liverpool, Steven Gerrard, é em Cristiano Ronaldo que vê o ídolo ideal para singrar na carreira. É o carácter trabalhador que os une e essa é a resposta que Januário encontra na hora de determinar o caminho para o sucesso.

Texto: Nuno Rocha.
Jovens Promessas - Sábado, 9 de Janeiro, 2010 - Academia de Talentos

Sem comentários: